terça-feira, 20 de março de 2012

November 2011 - Turma 1

Introdução

Amigos, estamos chegando ao final do curso de Mestrado, e falta apenas o último módulo em janeiro para o cumprimento de todos os requisitos do programa. Com certeza tem sido uma jornada de muito trabalho para todos, mas é compensador ver o crescimento de todos vocês. Sei que alguns ainda estão lutando para completar a dissertação e o Portfólio, mas quero incentivar todos a dar a última arrancada nessa reta final. Talvez seja necessário alterar a rotina de trabalho em novembro e dezembro, mas vale a pena, pois depois disso virá a comemoração final! Se estiverem enfrentando qualquer dificuldade ou atraso nos trabalhos, não deixem de conversar com o seu orientador imediatamente, que terá prazer em ajudá-los, e esse é o momento para fazer os arranjos necessários. Essa é a hora de estar mais próximo do orientador. Qualquer dúvida entre em contato conosco. Confira abaixo as notícias e planos para o último módulo.
Robson Marinho

Defesas e apresentações recentes

Nos dias 7 a 9 de novembro, cinco colegas fizeram sua defesa ou apresentação de Portfólio com sucesso, alguns dos quais já completaram todos os requisitos e estão prontos para receber o título de “Mestre em Liderança”.  Confira abaixo as fotos daqueles que defenderam em novembro:

Lia Hordolf defende dissertação
Parabéns à colega Lia Hordolf que defendeu com sucesso sua dissertação no dia 7 de novembro no UNASP, sob o título: A Liderança em Bibliotecas Universitárias:  A Busca pela Satisfação do Pesquisador, tendo como orientadora a Dra. Silvia Quadros.


Herbert Boger defende dissertação
O Pr. Herbert Boger defendeu com sucesso sua dissertação no dia 8 de novembro, no Centro de Treinamento da Associação Paulistana em Cotia, sob o título: Crescimento Estratégico da Associação Sul Paranaense da IASD do Brasil: Desafios e Possibilidades, tendo como orientador o Dr. Adolfo Suarez. Parabéns, Pr. Boger!



Antonio Marcos apresenta Portfólio
Parabéns ao Pr. Antonio Marcos pela excelente apresentação de seu portfólio no dia 7 de novembro no UNASP, usando como metáfora "A Estrada do Aprendizado", e tendo como orientadora a Dra. Silvia Quadros. De acordo com a Banca, seu Portfólio se destacou pela organização de alto nível.



Sidionil Biazzi apresenta Portfólio
Parabéns ao Pr. Sidionil Biazzi pela brilhante apresentação de seu Portfólio, no dia 8 de novembro, no Centro de Treinamento da Associação Paulistana em Cotia, sob a Orientação do Dr. Josmar Arrais. O evento teve como audiência cerca de 25 pastores e funcionários do Campo que participam do Curso de Pós-Graduação em Liderança, ministrado por professores do UNASP e da Andrews. Vários dos presentes consideraram a experiência de vida do Pr. Sidionil uma "inspiração".


Herbert Gruber apresenta Portfólio
O Pr. Herbert Gruber apresentou com sucesso seu portfólio no dia 8 de novembro, no Centro de Treinamento da Associação Paulistana em Cotia, comparando sua vida com a metáfora de um "Campeonato de Fórmula 1", sob a Orientação do Dr. Josmar Arrais. Parabéns, Pr. Gruber, por subir ao pódium mais uma vez!


Módulo 5 – Datas importantes

Parabéns aos que já defenderam sua dissertação e desejamos muito sucesso aos que estão se preparando para defender e aprsentar Portfólio me Janeiro. Aqui vão algumas datas IMPORTANTÍSSIMAS para as atividades finais do Mestrado:

1. Data do Módulo: 9 a 18 de janeiro – As defesas e apresentações começam no dia 9 de janeiro, e todos os que vão defender a dissertação ou apresentar o portfólio devem comparecer no dia 9 para os retoques finais e aprovação do orientador, como requisito indispensável. As apresentações só serão confirmadas após a aprovação do orientador. Somente aqueles que já defenderam dissertação e Portfólio estarão livres para comparecer apenas do dia 15 a 18 de janeiro, os quais serão convidados a ajudar os colegas nas apresentações finais.

2. Prazo para Entrega dos Trabalhos ao Orientador: 9 de Dezembro – Devido ao grande número de dissertações e Portfólios a serem apresentados, os orientadores precisam receber esses trabalhos com uma antecedência mínima de 30 dias, ou seja, no máximo até 9 de dezembro. Eles terão que revisar todos os trabalhos e devolver para as devidas correções, portanto, não será possível defender ou apresentar os trabalhos entregues sem a devida revisão do orientador.

3. Último dia para Defesa e Apresentação: Todas as defesas e apresentações deverão ser encerradas até o dia 17 de janeiro, porque o dia 18 será reservado apenas para o Simpósio de Pesquisa e a Formatura.

4. Simpósio de Pesquisa – Requisito: 18 de janeiro – Essa data é requisito indispensável do Módulo 5 para todos, inclusive para aqueles que já defenderam a dissertação e apresentaram o seu Portfólio. Todos devem participar expondo em cartazes ou imprimindo slides do PowerPoint sobre o tema, resultados, e conclusões de sua pesquisa. Visitantes da Organização, da nova turma, e do UNASP serão convidados a assistir ao Simpósio.

5. Formatura: 18 de janeiro, às 19:00 horas – Essa cerimônia solene encerrará oficialmente o mestrado, e contamos com a participação de todos. A solenidade contará com representantes da Organização Superior e será seguida por um jantar de comemoração. Para participar da formatura, é preciso ter defendido a dissertação e o Portfólio.

Casos Especiais: Todos devem planejar concluir os trabalhos até o dia 17 de janeiro. Contudo, aqueles que trabalharem até o final do módulo e não conseguirem concluir a disertação ou o Portfólio dentro do prazo poderão solicitar arranjos especiais em acordo com o orientador. A comissão do programa vai estudar cada caso para arranjos especiais em data posterior, mediante o pagamento de uma taxa extra para cobrir os custos adicionais envolvidos, incluindo viagem e hospedagem dos professores. A presença integral no módulo 5 é condição indispensável para qualquer arranjo especial. Detalhes serão comunicados posteriormente se necessário.

Novidade: Aprovação online das competências
Para os Portfólios de janeiro, todas as competências devem ser aprovadas antes da apresentação oficial e assinadas pelo Orientador, pelo co-orientador e pelo Grupo de Estudo, como requisito indispensável. A novidade é que as competências agora podem ser assinadas online no seguinte site:
Observação: embora os menus estejam em inglês, as competências já estão em português. Instruções para professores e alunos: Clicar em “Leadership Restricted Services” e digitar o nome do usuário e a senha da Andrews (se esqueceu a senha, favor solicitar por email para a Mariane: jardim@andrews.edu). Depois clicar em “Record Competency Sign Off” e clicar no menu “Select a Student”. A partir daí você vai localizar o nome do participante e marcar os quadrinhos das competências a serem aprovadas. Em seguida, escolher no menu o conceito a ser dado à competência variando entre: Insatisfatório, Emergente, Satisfatório, Proficiente, Excepcional. Para aprovação no mestrado, todas as competências precisam ser no mínimo satisfatórias.  A coluna da direita é para o participante registrar sua autoavaliação. (Caso, tenha dificuldade com o sistema online, favor entrar em contato).
Apresentação do projeto de pesquisa
Aqueles que optaram por fazer o projeto de pesquisa em vez da dissertação também devem marcar sua apresentação para janeiro combinando com o orientador. O projeto é mais simples e não exige uma defesa formal, mas inclui uma apresentação sobre o tema e os resultados da pesquisa perante o orientador e o co-orientador. O projeto só será aprovado após a apresentação.
Componentes do portfólio
Apenas como lembrete final, o Portfólio deve conter os seguintes elementos:

· Trabalho de Síntese: Pode ser a continuação da Declaração de Visão mais a reflexão e base teórica de cada competência. Idealmente em forma de metáfora.
· Artefatos: Documentos físicos para demonstrar cada competência.
· Avaliação: Comentários de superiores, colegas e outras pessoas.

Detalhe: A base teórica deve incluir a bibliografia usada em classe (Por exemplo: A competência de “Responsabilidade Social” deve incluir os livros do Yunus e do Greenleaf para ser aprovada.)

Comissão de formatura
Para a cerimônia de formatura, todos os participantes precisam escolher o Paraninfo e o Orador da turma. Para isso, estamos pedindo que cada grupo de estudo envie sua indicação de Paraninfo e Orador para o Andrenilson Morais, representante da turma (andrenilson.morais@ucb.org.br), até 1 de dezembro. O Andrenilson então discutirá as indicações por email com a seguinte comissão de formatura (estamos sugerindo a mesma comissão da Mesa Redonda): Andrenilson Morais, Gilvan Corrêa, Demir Bernardino, Antonio Marcos, Herbert Boger, Afonso Cardoso, Moisés Carvalho, Adean Queiroz e Sidionil Biazzi. A comissão tem liberdade para especificar os procedimentos mais detalhados. Em seguida, o Andrenilson comunicará a decisão a todos para incluirmos na programação oficial.
Convites de Formatura
Estamos sugerindo que se faça um convite simples com o nome da Andrews e UNASP, data e local da cerimônia. Caso haja interesse de todos, a comissão de formatura pode sugerir o modelo, e o Prof. José Iran pode ajudar com o texto. Se necessário, podemos fazer um orçamento na gráfica do UNASP, e cada participante pagará de acordo com o número de convites solicitados. Os detalhes finais ficam a critério da comissão de formatura.

Mestrandos assumem novas funções de Liderança
O Pr. Everon Donato assumiu o Depto. de Ministério Pessoal e Escola Sabatina da Divisão Sul-Americana, e o Pr. André Dantas é o novo Secretário da União Norte Brasileira. Parabéns a ambos pelos novos desafios e esperamos que a experiência do Mestrado seja proveitosa para essa nova jornada de Liderança.

Nova turma
A nova turma do Mestrado em Liderança 2012 já está com 63 inscrições. O Departamento de Admissão da Andrews está trabalhando intensamente para processar as inscrições dos novos participantes. Os candidatos selecionados serão informados posteriormente. Estamos na expectativa do primeiro módulo em janeiro e desejamos à nova turma uma rica experiência acadêmica.

Novos Professores

Estendemos as boas vindas aos novos professores que vão reforçar o time docente a partir da nova turma. Os novos colegas são: Dr. Eliseu Menegusso, Dr. Martin Kuhn, Dr. Afonso Cardoso, e Prof. Everson Muckenberger. Com certeza esse novo time vai enriquecer a experiência acadêmica do nosso Mestrado. Sejam bem-vindos!